12 de novembro de 2014

Grupo de Jovens

O Deus que há em mim saúda o Deus que há em vocês!

“Eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer” (1 Carta de sao paulo aos coríntios 3, 6).
Completamos cinco anos de sorrisos, de choros, de alegrias, de tristezas, de amizades, de amor, de cuidado, de partilha. São cinco anos de entrega ao projeto de Deus no anúncio da Boa Nova e na construção do Reino de Deus, ou de como gostamos de falar, da construção da Civilização do Amor aqui e agora.
A construção do Reino de Deus exige renúncia. Abdicamos muitas vezes de estudar para uma prova, de passear com os amigos, de estar com a família. Porém, criamos um laço, queremos estar sempre junt@s acompanhando o crescimento integral um do outro. Sonhamos o mesmo sonho que é a construção do Reino de Deus aqui e agora.  Somos incentivad@s por Jesus Cristo quando Ele nos diz que “veio para que todos tenham vida, e a tenham em abundância.” (João 10,10). Vida em abundancia significa para nós educação e saúde de qualidade, lazer, moradia, dignidade, cidadania para todas e todos. Nos sensibilizamos e queremos modificar essa lógica cruel do capital em nossa sociedade que prega o individualismo, o lucro, as relações afetivas frágeis e efêmeras. “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciad@s.” (Mateus 5,6).
O grupo de jovens é para nós, espaço privilegiado de acolhida, de amizade, de crescimento pessoal e coletivo e de transformação da sociedade.
Visando a proposta evangélica e situação do novo tempo é que a Igreja da América Latina no documento de Puebla coloca. os pobres e os jovens como opção preferencial na missão evangélica e assim permanecemos na luta por vida em abundância para tod@s.
Percebemos as dificuldades de manter um grupo de jovens na periferia da cidade quando somos bombardeados todos os dias com notícias de altos níveis de violência, com a insistência de toda sociedade de que cada um tem que se preocupar consigo mesmo, na urgência de que a juventude tem que apenas se dedicar aos estudos para passar no vestibular, conseguir um bom emprego, construir uma família. Mas, não desistimos. Não desistimos porque encontramos jovens que também desejam o Reino de Deus, que desejam vida em abundância, oportunidade de direitos, justiça e dignidade para tod@s. Não desistimos porque encontramos jovens que estão estudando e que almejam uma profissão para que possam com ela ajudar a sociedade. Não desistimos, porque sabemos que mesmo com todas as dificuldades o mais importante é não dispersar.
A vida anuncia que renuncia a morte dentro de nós!
JUSC – Juventude Unida à Serviço de Cristo
21 de setembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário